FILTRO SEPARADOR

Os Motores Diesel modernos requerem pressões de injeções extremamente altas. Esta alta pressão é necessária para uma melhor queima de combustível e atendimento as normas de regulamentação de emissões. Altas pressões requerem filtrações finas e especiais.

Esta alta pressão está diretamente ligada à estreita tolerância encontrada no sistema de injeção. Sincronismo e precisão são elementos essenciais e críticos para a eficiência do motor. Esta estrita tolerância e estes pontos críticos requerem um melhor design do meio filtrante.

Aliados aos fatos acima mencionados no combustível diesel encontram-se vários contaminantes, sendo os mais comuns: elementos orgânicos, crescimento de microorganismos, água livre e emulsionada e elementos inorgânicos. Todos estes fatores fazem com que seja necessário um sistema primário de filtragem e separação de água, conhecido como filtro separador. Os filtros separadores existentes no mercado brasileiro hoje são filtros spin-on´s blindados de aço. Ou seja, quando trocados, descarta-se todo o conjunto (caneca, tubo central e tampa de aço além do elemento filtrante).

 

Aplicabilidade: O filtro separador Diesel Pro é aplicado como filtro primário de combustível diesel, com a função de separação de água e retenção de partículas maiores. Geralmente instalado na linha de abastecimento entre o tanque de combustível e o motor, anterior ao filtro de combustível final.

 

Objetivo: O filtro separador Diesel Pro tem como objetivo principal a separação de água livre e emulsionada, presentes no combustível diesel além de filtragem de partículas maiores. No caso do Diesel Pro, ainda temos o objetivo de preservação ambiental pelo fato de descarte apenas do meio filtrante (cartucho) e não todo o filtro e aumento de vida útil do filtro.