Por Marcos Villela - 22 de abril de 2019Compartilhar no Facebook Tweet
A DAF Trucks, que já é líder europeu no segmento de cavalos mecânicos, agora quer ser um forte concorrente no segmento de caminhões chassi rígidos e para construção. Para isso, ela lançará uma nova linha de caminhões pesados no segundo semestre deste ano.
O que mais vai diferenciar nessa nova linha em relação aos caminhões rodoviários, além de reforços em chassi, cabine etc., é a nova linha de eixos.
A marca, que produz os próprios eixos desde 1958, desenvolveu novos eixos para aplicações severas. Os eixos dianteiros, por exemplo, foram fabricados para suportar até 10 toneladas, pois o segmento de construção precisa de eixos dianteiros que suportem altas cargas. Eles são dotados de molas parabólicas de três lâminas. Para efeito de comparação, a capacidade técnica de peso dos eixos similares da Volvo e Scania é de 9 toneladas.
Para clientes que não precisam de tanta resistência, a marca deixará disponível os eixos de 7,5, 8 e 9 toneladas já existentes. Além disso, ela apresenta um novo eixo de 7,5 toneladas para rodado simples traseiro, 10 quilos mais leve que a geração anterior. Este eixo é para operações menos severas, como transporte de contêineres e materiais de construção.
Forte, mas não como os nossos
Para configurações 6×4 e 8×4 serão duas opções. Para operações de alta carga, o conjunto tandem com redução de ruído SR1360, suspensão a ar, freios a disco (isso mesmo, freios a disco para operações severas na terra), e duas opções de capacidade de peso, 21 e 26 toneladas. No Brasil, eixos similares oferecidos para o Volvo FMX são com capacidade de 26 e 32 toneladas. A outra opção que a DAF vai oferecer para o fora de estrada dela é o eixo SR1132T com redução única, suspensão de molas, freios a disco ou tambor e capacidade de 19 toneladas. A empresa exemplifica que este conjunto é indicado para betoneiras.
Também serão oferecidas 10 opções de relação de eixo traseiro (de 3,46:1 a 7,21:1). O intervalo de troca de óleo será de 450.000 km ou três anos.
O novo chassi 8×4 terá PBT técnico (Peso Bruto Total) de 37 toneladas. O Volvo FMX oferecido no Brasil tem PBT técnico de até 52 toneladas.
A gama de construção contará também com opção 10×4, construído em cooperação com outra empresa holandesa, a Estepe. Na versão basculante, ele terá PBT técnico de 49 toneladas e capacidade de 30 toneladas de carga líquida.
Motores
Os modelos estarão disponíveis com as cabines CF e XF, e motores Paccar MX-11 (10,8 litros) ou MX-13 (12,9 litros) com potência variando de 390 cv até 530 cv, tanto para cavalo mecânico quanto chassi rígido. Para o CF ainda há opção do motor Paccar PX-7 (6,7 litros com potências de 234 cv ou 325 cv). A transmissão é a novíssima ZF TraXon de 12 ou 16 velocidades. Trata-se da melhor caixa de marchas que a ZF já fez no mundo e que já começou a ser nacionalizada no Brasil. Outro opção oferecida pela DAF para seus novos pesados é uma caixa manual de 16 velocidades.
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