Filtro de óleo, de ar e de combustível, existe uma série de cuidados para cada um deles, entenda quando a troca de filtros deve acontecer para manter a manutenção do seu caminhão em dia.
Quando falamos em filtro, a primeira coisa que devemos ter em mente é que eles são descartáveis, tem fácil manuseio e baixo custo. Ainda assim, são responsáveis pela funcionalidade do automóvel. Compare os filtros do caminhão a um pulmão ou um rim para entender a sua importância para o veículo. Levando isso em consideração, se são tão importantes e ainda descartáveis, isso significa que a troca de filtros é de suma importância no que diz respeito à manutenção do caminhão.
Quando devo fazer a troca de filtros do caminhão?
Para saber a resposta, precisamos diferenciar cada filtro para melhor entendimento.
Filtro de combustível
Finalidade: Proteger o sistema de injeção eliminando as impurezas do diesel. Este filtro fica entre o tanque e o motor, filtrando enxofre, água e qualquer outra coisa que possa comprometer o motor Quando trocar: A troca desse filtro deve ser feita a cada 10 mil e 15 mil quilômetros. Se não trocar: Caso o filtro passe do prazo de validade ou fique danificado por excesso de detritos, a bomba de detritos e o sistema de injeção podem ficar comprometidos. Sendo que os bicos injetores podem entupir, o que provoca falhar e risco de acidente.
Filtro de ar
Finalidade: Esse filtro tem como função a eliminação de poeira e detritos aspirados pelo motor, permitindo que a câmara de combustão fique limpa. Isso evita o desgaste de peças móveis do motor. Quando trocar: A troca desse filtro vai variar conforme o desgaste, porém a cada viagem deve ser checado, entenda mais no link abaixo: Se não trocar: Se o propulsor tiver excesso de sujeira, ele vai ter que fazer mais força para puxar o ar, elevando o consumo de combustível e deixando que impurezas atinjam o motor.
Filtro de óleo
Finalidade: O filtro de óleo tem como principal função, eliminar as impurezas, tais como as partículas de metal, que são geradas a partir da fricção das peças móveis, que fazem parte da composição do motor.
Quando trocar: A troca de filtros de óleo deve ser feita junto com a troca de óleo do automóvel, ou seja, a cada 25 mil ou 40 mil quilômetros rodados.
Um ponto importante é que as trocas de óleo e do filtro de óleo nos caminhões devem ser feitas de acordo com a viagem. Em estradas de terra, por exemplo, o caminhoneiro deve sempre estar limpando o filtro de ar, porque todos os componentes do motor estão conectados de alguma forma. Se não trocar: Partículas irão entrar no motor, estas vão danificar cilindros, pistões, anéis e válvulas. É Possível fundir o motor só por esse motivo.
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