PRINCIPAIS TIPOS DE FILTROS INDUSTRIAIS

Filtros Absolutos Hepa

Esses filtros podem ter diversas aplicações, embora geralmente sejam usados nas indústrias farmacêuticas, alimentícias e dentro de hospitais. A fabricação deste item é realizada a partir de um elemento filtrante de papel de microfibra de vidro e molduras que podem ser produzidas em chapa galvanizada, alumínio ou inox e vedação em EPMD.

Os filtros absolutos Hepa são utilizados para separação de partículas e são capazes de eliminar até 99,9% das impurezas do ar, o que inclui ácaros, vírus e bactérias.

Filtros Multibolsas

Os filtros multibolsas possuem vários benefícios, como extrema eficiência em filtragem, grande capacidade de retenção das partículas contaminantes e longa vida útil. Eles são compostos por microfibras sintéticas inertes, não tóxicas e não cancerígenas, colocadas de forma que ele possa promover a densidade progressiva das fibras.

Eles estão disponíveis em diversas classes de filtragem conforme a NBR 16101:2012, como filtros grossos (G3 e G4) e filtros médios e finos (M5, M6, F8 e F9). Suas principais aplicações são: indústrias alimentícias, farmacêuticas, cabines de pintura, hospitais, turbinas e salas limpas.

Filtros de Carvão Ativado

São compostos por células de carvão ativado granulado, estruturado em madeira compensada, provida de não tecidos e telas de proteção em ambas os lados, garantindo um melhor desempenho. Os filtros de ar de carvão ativado são utilizados para absorver odores e gases nocivos, corrosivos ou irritantes que estejam dentro dos ambientes, de modo a purificar o ar e deixar os ambientes livres de partículas contaminantes.

Esse tipo de filtro normalmente é aplicado dentro das indústrias, laboratórios, clínicas e hospitais, evitando assim problema com mau cheiro e vapores indesejados.